Orquestra Filarmônica de Valinhos

A Orquestra

A Sociedade Filarmônica de Valinhos foi estatutariamente fundada em novembro de 1997, porém iniciou efetivamente sua atividade musical em meados de 2003, com a criação da Orquestra Experimental, composta por um pequeno grupo que se reunia na Casa da Cultura de Valinhos sob a batuta do maestro Luís Fernando Ficher Dutra.

No início de 2004, Luís Fernando cede a regência da orquestra ao maestro Gualberto Basavilbaso, iniciando um novo formato orquestral, e, posteriormente, a pianista e regente Ana Carolina Sacco assume o projeto, garantindo sua continuidade.

A Orquestra Experimental dá lugar à Orquestra Filarmônica de Valinhos, que desde então consegue significativa evolução em seu aspecto artístico - graças ao empenho dos maestros que estiveram à frente da OFV, como os regentes Luana Madeira Lamas, Moisés Cantos, Walter Nascimento e Isaac Kerr - e também no aspecto estrutural - graças aos patrocínios e apoios de grandes empresas do setor privado. Todas estas conquistas permitiram à OFV a expansão de suas atividades em parcerias com instituições artísticas e sociais da cidade e região.

Atualmente a Orquestra Filarmônica de Valinhos é formada por aproximadamente 40 instrumentistas e um maestro titular, além da diretoria, e é hoje reconhecida como um dos mais importantes bens culturais da cidade de Valinhos, se apresentando regularmente na cidade em espaços como o Teatro Multiuso da Câmara Municipal de Valinhos, onde realiza os já tradicionais concertos nas manhãs de domingo. Realiza também concertos em outras cidades da região, além de turnês por outros estados.

Graças principalmente às Leis de Incentivo à Cultura, como a Lei Rouanet e o ProaC (Programa de Ação Cultura do Estado de São Paulo), a orquestra pode, com sua ajuda, crescer e atingir um alto nível de excelência e reconhecimento público. Saiba como clicando na aba 'colabore / seja um apoiador', no cabeçalho do site.

Jerci Macari Diretor Presidente

Márcia Maldonado Palladini Diretora Vice-Presidente

Rodrigo Leitte Diretor Artístico

Paulo Rennó Diretor Administrativo

Genivaldo Amorim Diretor de Projetos

André Filipe Diretor de Comunicação

Regentes

Felipe Gadioli

Felipe Gadioli tem expressiva produção musical em sua curta carreira.

Atualmente é graduado em Regência pela Unicamp, e hoje trabalha como maestro da Orquestra Filarmônica de Valinhos, da Camerata de Jundiaí, maestro assistente da Orquestra Sinfônica de Santo André, e Orquestra Sinfônica de Jundiaí.

Atua também como professor de música no Instituto Gomes Cardim. Finalizou o curso de Regência da Academia da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, concluiu também em 2019 e 2020 a Oficina de Regência Orquestral do Maestro Abel Rocha, em Santo André.

Participou do Festival de Curitiba sendo escolhido para reger no concerto de encerramento. Foi regente assistente da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) por dois anos. Vários grandes maestros de nossa atualidade ministraram aulas ao Felipe, como Isaac Karabtchevsky, Marin Alsop, Abel Rocha, Benjamin Zander, Louis Langrée, Robert Treviño, Alexander Liebreich, Valentina Peleggi e outros. É também violinista, tendo estudado com o spalla da OSMC e da OSU, Arthur Huff.

Estudou Cravo e Retórica Musical do período Barroco com os eminentes Mestres Edmundo Hora e Helena Jank. Também encabeçou a equipe brasileira no OneWorld Festival, na Maryland University, USA.

Felipe já conduziu orquestras em importantes salas de concertos como exemplo a Sala Cecilia Meireles (RJ), a Sala São Paulo, Sala Minas Gerais, o Teatro Municipal Castro Mendes (Campinas), Teatro Guaíra (Curitiba), Teatro Municipal de Santo André, e o Teatro da universidade de Maryland (USA).

Hebert Rodrigues - Maestro Adjunto